79% dos brasileiros são contrários ao aborto, aponta pesquisa
“Caso Manuela” será julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos.| Foto: Pixabay

A audiência de um julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre um caso relacionado ao aborto no país, conhecido como "caso Manuela", será realizada nos dias 10 e 11 deste mês. Um grupo pró-vida de El Salvador, que quer participar como amicus curiae, busca apoio de outras entidades pró-vida da América Latina.

Em 2008, Manuela (pseudônimo) foi presa por ter tirado a vida do próprio bebê. O caso foi levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos por suposta violação aos direitos humanos. Os grupos pró-vida alegam que a narrativa é falsa: não se trata de um caso de aborto realizado em um procedimento cirúrgico, mas de um infanticídio, já que a mãe teria matado a criança depois de nascida. A sua prisão estaria sendo usada por grupos pró-aborto para facilitar a legalização da prática no país.

Entidades pró-vida latino-americanas estão organizando uma petição para serem ouvidas na audiência. Um dos signatários brasileiros dessa petiçao será o Centro de Reestruturação para a Vida (CERVI), instituição pró-vida que ajuda mulheres que atravessam uma gravidez indesejada ou foram vítimas de violência ou abuso.