Bernardo Küster é editor do Brasil Sem Medo.
Bernardo Küster é editor do Brasil Sem Medo.| Foto: Reprodução / YouTube

O Instagram desativou a conta do jornalista Bernardo Küster, editor do jornal Brasil Sem Medo, nesta segunda-feira (23). Esta é a segunda vez que a plataforma retira do ar o perfil de Küster, sem aviso prévio ou ordem judicial. Na semana passada, a conta do jornalista ficou suspensa por 24 horas e voltou, também sem explicações, no mesmo dia em que a CPI da Covid pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) uma investigação sobre o jornalista relativa a eventuais movimentações financeiras atípicas. Para fazer o pedido, o senador Humberto Costa (PT-PE) cita dois posts de Küster no Twitter, um deles questionando o isolamento horizontal e outro sobre pesquisas em relação ao uso da hidroxicloroquina no tratamento para a Covid-19. O perfil tinha 360 mil seguidores.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Küster faz conteúdos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, com críticas a partidos de esquerda e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. No ano passado, por ordem de Moraes e no âmbito do inquérito das fake news, o jornalista teve seus perfis no Twitter e Facebook bloqueados temporariamente.

Sobre a suspensão no Instagram, Küster disse já ter sido censurado antes e confirmou que vai recorrer à Justiça. "A gente nunca fica sabendo [os motivos]. Fica nesse limbo de não tipificação de conduta que supostamente fere o estatuto deles", afirmou. "Lamentável, mais uma vez, enquanto outros bandidos, soltos ou presos, têm contas no Instagram. Eu como jornalista e comunicador não posso comunicar minhas ideias", insistiu.

Procurado, o Instagram não se pronunciou sobre a desativação da conta.