badeira formada por cores do arco-íris símbolo do movimento lgbt
Lei americana quer obrigar fotógrafo a registrar uniões homoafetivas| Foto: Sharon McCutcheon/Unsplash

O fotógrafo de casamentos Bob Updegrove, morador do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, está lutando na justiça americana contra uma lei estadual que o obriga a aceitar trabalhos encomendados por clientes do mesmo sexo. Na ação, o fotógrafo pede que seu direito à liberdade de expressão e livre exercício de profissão sejam garantidos.

Segundo ele, seus direitos estariam sendo violados após a aprovação do Virginia Values ​​Act, sancionada em 2020, que determina uma série de medidas supostamente contra a discriminação de gênero. De acordo com a lei, Updegrove, que é cristão, não pode deixar de fazer fotos de uniões homoafetivas, caso alguém o contrate.

A mesma legislação também impede que ele explique publicamente, no site de seu próprio estúdio, as razões religiosas pelas quais ele só celebra cerimônias de casamento entre um homem e uma mulher. Para o Virginia Values ​​Act, tais ações seriam “discriminatórias”, e poderiam sujeitar o fotógrafo a multas de US$ 50 mil a US$ 100 mil por violação.

O primeiro pedido de Bob Updegrove foi negado pela justiça americana. Agora, com o apoio da Alliance Defending Freedom, entidade americana que defende direitos fundamentais, ele vai recorrer ao Tribunal de Apelações do EUA. Ainda não há prazo para uma decisão final.