STF Lula
Lula critica operação em Jacarezinho, mas já defendeu ação parecida quando era presidente| Foto: Ricardo Stuckert/PR

Embora tenha criticado duramente a operação policial contra o tráfico de drogas realizada no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na quinta (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pensava diferente quando era o chefe do Executivo. Em 2007, ele defendeu uma ação policial semelhante, feita também no Rio de Janeiro, e disse que não era possível lutar com bandidos “com pétalas de rosa ou jogando pó-de-arroz”.

Na ocasião, Lula apoiou uma operação feita pela polícia no Complexo do Alemão, que resultou na morte de 19 pessoas. O ex-presidente reconheceu o alto poder de fogo dos bandidos que dominavam a região e defendeu o uso da força. “Tem gente que acha que é possível enfrentar a bandidagem com pétalas de rosa ou jogando pó-de-arroz. A gente tem que enfrentá-los sabendo que muitas vezes eles estão mais preparados do que a polícia, com armas mais sofisticadas", disse Lula à época, de acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, em 03 de julho de 2007.

Já sobre Jacarezinho, Lula lamentou a ação nas redes sociais, e aproveitou para criticar o governo de Jair Bolsonaro. “É grave uma operação policial terminar na morte de 25 pessoas. Isso não é segurança pública. É a ausência do Estado oferecendo educação e emprego a causa de boa parte da violência. Os brasileiros estão morrendo sem vacina, de fome e pela violência. Vidas brasileiras importam” , escreveu no Twitter.