Imagem de Bolsonaro, na manhã desta segunda-feira: “Engraçado, maconha pode; cloroquina não”.
Imagem de Bolsonaro, na manhã desta segunda-feira: “Engraçado, maconha pode; cloroquina não”.| Foto: Reprodução / YouTube

O presidente Jair Bolsonaro comparou, mais uma vez, a maconha à cloroquina ao falar do texto substitutivo ao projeto de lei (PL 399/2015), que autoriza o cultivo de cannabis não só para uso medicinal, mas também para fins industriais e comerciais.

"Engraçado, maconha pode, cloroquina não pode", afirmou Bolsonaro, nesta segunda-feira (17) a apoiadores. Ele afirmou ainda que vetará o projeto, caso ele passe no Congresso. "A esquerda sempre pega uma oportunidade para querer liberar as drogas", continuou o presidente.

O PL 399/2015 (de autoria do deputado Fábio Mitidieri - PSD-SE) inicialmente tratava apenas da extração de substâncias da planta para medicamentos, mas o substitutivo da lei, apresentado em setembro de 2020, ampliou as possibilidades, o que tem sido visto como uma brecha para facilitar o uso recreativo da planta. Enquanto o projeto original era composto de dois artigos que tratavam especificamente do uso medicinal, a nova proposta possui 60 artigos e busca viabilizar o "cultivo, processamento, pesquisa, armazenagem, transporte, produção, industrialização, manipulação, comercialização, importação e exportação de produtos à base cannabis”.