Materiais de curso de alfabetização do Mec já estão disponíveis
Materiais de curso de alfabetização do Mec já estão disponíveis| Foto: MEC/Divulgação

As apostilas do curso online Alfabetização Baseada na Ciência já podem ser acessados no site do Ministério da Educação (MEC). O material é destinado especialmente para os professores e alunos de licenciatura que participam do curso e está dividido em duas publicações: Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC e ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura.

O material foi feito a partir da cooperação do Brasil com Portugal, um dos países que vem se destacando na educação nos últimos anos. Ele apresenta informações teóricas sobre alfabetização, e traz programas de intervenção para realidade prática em sala de aula.

A expectativa é que a disponibilizações dos materiais online possa permitir que mais educadores tenham acesso e possam aplicar o conteúdo para diminuir os impactos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo pesquisas recentes, essa é faixa etária que mais está sofrendo com o fechamento das escolas ocasionado pelo combate à epidemia de coronavírus.

Leia também: Ideológica e inoperante? Saiba o que a Secretaria de Alfabetização do MEC fez até agora