A modelo Juliana Nehme foi impedida de embarcar em um voo no Líbano.| Foto: Reprodução / Redes sociais
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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou a companhia aérea Qatar Airways a prestar esclarecimentos sobre possível conduta discriminatória a pessoas obesas, nesta segunda-feira (28). A empresa tem o prazo de 10 dias para explicar o caso.

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No dia 22 de novembro, a Qatar Airways impediu a modelo paulista Juliana Nehme de embarcar em um voo no Líbano por ter sido considerada “demasiadamente gorda” pela empresa. “Condicionando o seu embarque à aquisição de um bilhete na classe executiva ou dois bilhetes na classe econômica. Além disso, a consumidora deveria pagar multa por não ter embarcado na data e no horário do voo”, explicou a Senacon.

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A Senacon informou que irá investigar as circunstâncias para apurar se companhia cometeu infração, de acordo com a legislação brasileira, que poderá afetar outros brasileiros em condições semelhantes. A Senacon pediu esclarecimentos sobre medidas operacionais que estão sendo adotadas para não ocorrer situações como essa e também solicitou informações de como a empresa atua com passageiros obesos. A reportagem entrou em contato com a companhia aérea e com a modelo, mas, até o momento, não obteve retorno.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]