O ministro da Economia, Paulo Guedes, em imagem de arquivo.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, em imagem de arquivo.| Foto: Washington Costa/Ascom/ME

Durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (1.º), o ministro da Economia Paulo Guedes propôs a adoção de “vouchers” na educação. Segundo o ministro, a ideia seria permitir que mais jovens tivessem acesso ao ensino superior, mas sem o ônus de uma dívida a pagar, como ocorre atualmente com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).  Ele disse que vai procurar deputados da Comissão para discutir melhor a ideia.

>> NOVIDADE: faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/joinchat/dnHqpcbNSdo3ZGNh

“O jovem que está iniciando a vida não pode ter essa espada sobre sua cabeça”, justificou Guedes. Segundo ele, o Fies seria para mais voltado para famílias de classe média que possuem recursos para custear. “Mas o menino que vem da periferia, que está desempregado, como eu vou cobrar desse menino agora?”, disse o ministro.

Na audiência, também foi confirmado o desbloqueio de R$ 900 milhões para universidades e institutos federais de ensino. Segundo o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, o projeto “já está no forno”. Ele explicou que os recursos serão para “consolidação” das políticas e investimento do Ministério da Educação. “É importante lembrar que existem regras até para a distribuição dos recursos não obrigatórios. Dentro das prioridades do Ministério da Educação devemos liberar R$ 900 milhões nos próximos dias”, disse o secretário.