Parlamentar cita diferenças biológicas e critica multa por disparidade salarial; deputadas reagem
| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Gilson Marques, do Novo, foi criticado por fazer um discurso encarado como machista por colegas na Câmara de Deputados. O caso ocorreu durante votação do pedido de urgência a um projeto de lei que prevê a cobrança de multas a empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres na mesma função. Marques, vice-líder da bancada do Novo, foi o único deputado a se posicionar contra.

Ao defender seu posicionamento, o deputado afirmou que homens e mulheres têm naturezas distintas e possuem habilidades diferentes. Para o deputado, "infelizmente, os empreendedores pagam conforme o resultado, e não conforme o sexo ou a cor. Essa é uma realidade dura que precisamos encarar". Em outro momento, Marques criticou a proposta de multa para diferenciações salariais e afirmou que empresários "contratam, sim, as mulheres, porque muitas vezes elas são competentes, elas são merecedoras e têm habilidades diferentes".

O discurso causou perplexidade e repúdio em diversas parlamentares. A deputada Celina Leão (PP) lembrou que há muito tempo as mulheres lutam para obter a igualdade salarial, já prevista nas Leis Trabalhistas (CLT). "O que essa Casa e o Senado dizem é que deve ter uma sanção. A diferença salarial para cumprir a mesma função deve acabar", disse a deputada. Fernanda Melchionna, do PSOL, também criticou o discurso, taxando-o de machista. “Ainda temos ouvir argumentos machistas de quem é a favor de retrocessos na luta por igualdade. Não admitiremos argumentos machistas em nenhum lugar”, escreveu nas redes sociais.