Ministério de Damares Alves enviará projeto de lei para proteger vítimas de crimes
A ministra Damares Alves, à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.| Foto: Clara Angeleas/Ministério da Cidadania

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), chefiada por Damares Alves, anunciou que deverá lançar no início de 2021 um edital para a seleção de projetos de pesquisa sobre temas relacionados a políticas públicas de fortalecimento de família. A pasta distribuirá 50 bolsas de mestrado e pós-doutorado para estudos sobre temas como gastos em políticas familiares, equilíbrio trabalho-família e a relação entre saúde mental e os vínculos familiares. O investimento total será de aproximadamente R$2,4 milhões, divididos entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria Nacional da Família (SNF).

Também no início de 2021 – até março – a SNF lançará seis cursos voltados a famílias brasileiras, que serão disponibilizados na plataforma Avamec, do Ministério da Educação (MEC). Entre os cursos estão o Acolha a Vida, com carga de 10 horas e foco na promoção de saúde mental por meio do fortalecimento de vínculos familiares; o Reconecte, sobre uso adequado das novas tecnologias, com duração de 40 horas; e o curso Políticas Públicas Familiares, para capacitar agentes públicos no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas de fortalecimento dos vínculos familiares, com duração de 40 horas.