Na Câmara, deputados de esquerda se articulam para tentar cassar o mandato de Nikolas Ferreira após fala considerada “transfóbica” nesta quarta-feira (9)
Na Câmara, deputados de esquerda se articulam para tentar cassar o mandato de Nikolas Ferreira após fala considerada “transfóbica” nesta quarta-feira (9)| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Na tarde desta quinta-feira (9), o Partido da Causa Operária (PCO), de viés de esquerda e que se denomina “verdadeiramente revolucionária e comunista”, usou seu perfil nas redes sociais para criticar a forma como parlamentares de esquerda têm reagido à fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) desta quarta-feira (8) no Plenário da Câmara. Usando uma peruca, o parlamentar mineiro disse que "mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres".

Horas depois, a bancada do PSOL na Câmara ingressou com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado. Em outra frente, deputados de outros partidos, como PDT e PSB pediram a cassação do mandato do deputado mineiro por suposta transfobia.

“Nikolas Ferreira é o deputado mais votado da história, com quase 1,5 milhão de votos, é do partido do ex-presidente, que tem a maior bancada do Congresso. Se tivesse seu mandato cassado por falar isso aumentaria ainda mais o precedente para cassar qualquer parlamentar do país”, publicou o perfil do PCO no Twitter.

“A tentativa de cassar o deputado Nikolas Ferreira por um discurso proferido no Congresso é uma política medieval. Qualquer cidadão tem o direito à liberdade de expressão. Além disso um parlamentar é eleito pelo povo justamente para falar. A esquerda não deve apoiar a censura”, emendou.