Pecuaristas protestam em frente a agências do Bradesco após vídeo contra consumo de carne
Em vídeo publicado nas redes sociais do Bradesco, influenciadoras pedem redução no consumo de carne. Banco excluiu publicação| Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (3), pecuaristas de ao menos cinco estados – São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Pará – organizaram churrascos em frente a agências do Bradesco e distribuíram espetinhos para a população. A ação ocorre em protesto contra um vídeo publicado duas semanas atrás nas redes sociais do banco em que três influenciadoras falam sobre hábitos para reduzir a pegada de carbono e, dentre eles, recomendam a adesão ao movimento conhecido como "Segunda sem Carne".

A postagem gerou fortes críticas por parte de pecuaristas, o que levou a instituição bancária a retirar o vídeo no dia 23 de dezembro e a publicar uma carta aberta ao agronegócio, na qual esclareceu que não apoia a mensagem do vídeo publicado e prometeu ações administrativas quanto ao conteúdo veiculado. "Nos últimos dias, lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca. Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina", cita a carta.

O pecuarista Jorge Pires de Miranda, que participou do protesto em Cuiabá, afirmou que a mensagem do vídeo traz inverdades à população brasileira. “A pecuária é um segmento que traz só boas notícias para o Brasil. Nós, hoje, além de produzirmos 100% do consumo da carne brasileira, ainda exportamos para vários países do mundo”. Já o deputado estadual de Mato Grosso Gilberto Cattani (PSL), que também participou da ação, disse que o conteúdo do vídeo é uma “difamação ao agronegócio”.