Estudantes realizam prova do Enem de olho em uma vaga na universidade. | Daniel Derevecki / Gazeta do Povo
Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem podem ser feitos a partir de 17 de maio| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo

Os participantes que desejam pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 poderão acessar a página para solicitação a partir do dia 17 de maio. O prazo vai até 28 de maio.

Esta será a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela Organização do Enem, lança um edital específico para os pedidos de isenção. Nas outras edições, os pedidos eram feitos dentro do prazo de inscrições para o próprio Enem.

Candidatos que obtiveram isenção da inscrição na edição passada do Enem, mas não conseguiram realizar as provas também poderão justificar sua ausência e, assim, obter nova isenção. As justificativas deverão ser comprovadas por meio de documentos específicos. Todas as regras para a realização dos pedidos de isenção e/ou das justificativas estão disponíveis em edital publicado pelo Inep.

Segundo o Inep, tendo ou não obtido a isenção, todos os candidatos terão de se inscrever na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, a ser publicado. As datas para as inscrições e realização do Enem 2021 ainda não foram confirmadas.