Fachada da Igreja Geração Jesus Cristo, no Rio de Janeiro, comandada pelo pastor Tupirani da Hora Lores.
Fachada da Igreja Geração Jesus Cristo, no Rio de Janeiro, comandada pelo pastor Tupirani da Hora Lores.| Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 12, a Operação Shalom, que investiga e combate a prática de crime de racismo contra judeus. Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O principal alvo da operação é pastor Tupirani da Hora Lores, da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo.

Ele já havia sido condenado pela prática e incitação à discriminação religiosa e agora pode responder pela "pela prática, induzimento ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, quando cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza".

Em nota, a corporação destacou que as investigações tiveram início em razão de vídeos publicados na internet, "nos quais o suspeito, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, clamou por um novo holocausto, gerando repercussão internacional". O nome da operação, "Shalom", foi escolhido por "fazer alusão à paz", diz a Polícia Federal. Os materiais colhidos nas diligências serão encaminhados para perícia. Procurado, o pastor Tupirani da Hora Lores, não respondeu à reportagem.