Imagem da atividade escolar aplicada a alunos do 8º ano do ensino fundamental em Taubaté (SP).
Imagem da atividade escolar aplicada a alunos do 8º ano do ensino fundamental em Taubaté (SP).| Foto: Reprodução

Uma atividade escolar distribuída por uma escola municipal de Taubaté (SP) foi questionada por supostamente promover a ideologia de gênero. Segundo denúncia dos vereadores da cidade, a atividade fez parte do roteiro de estudos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental.

Na atividade, havia a informação de que  identidade de gênero “é como você se considera” e que expressão de gênero “é como você demonstra seu gênero”. Outro trecho dizia que o sexo biológico se refere a "órgãos, hormônios, cromossomos". Um boneco estilizado ilustrava o material. Diante disso, 15 dos 19 vereadores da cidade aprovaram um requerimento cobrando explicações da Secretaria de Educação do Município. Nesta semana, eles receberam a resposta do governo municipal de Taubaté.

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No texto enviado aos vereadores, a prefeitura diz que não cometeu nenhuma irregularidade e que a abordagem do assunto atendeu a todos os princípios constitucionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da BNCC [Base Nacional Comum Curricular]. A nota reitera ainda que o material “faz parte do plano do governo federal para o assunto”. Na sequência, o documento explica que o objetivo da atividade era "selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)”.