Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que Enem está “ultrapassado”.
Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que Enem está “ultrapassado”.| Foto: Reprodução

Durante a abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, provocou os participantes do evento a pensarem em novas formas de seleção de estudantes para os cursos superiores. Segundo ela, hoje, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já não dá conta de fazer essa seleção.

“Sou e sempre fui uma defensora do Enem, mas precisamos pensar no futuro. Será que essa é o melhor meio de selecionar estudantes?”, disse ela. Mais adiante, ela disse ser necessário repensar o próprio exame. “O modelo do Enem é ultrapassado, precisa ser repensado e revisto”, enfatizou. Para a educadora, seria possível pensar na realização de não apenas um Enem, mas diversos ao longo do ano.

Maria Helena ainda destacou a importância das instituições privadas de ensino superior na formação de professores. Ela lembrou que muitos educadores ainda não dominam as tecnologias, fundamentais no modelo de ensino híbrido e que 65% dos professores se graduaram em faculdades particulares. Para ela, a pandemia trouxe uma realidade muito mais complexa, até imprevisível. “Nesse sentido, o Ensino Superior passa a cumprir um papel muito importante para o desenvolvimento do país”, argumentou Maria Helena.

Leia também: “Nosso grande erro foi a demora em retomar as aulas”, diz presidente do CNE