Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Menor infrator

Proposta que veta divulgação de imagens de adolescentes infratores avança na Câmara

Proposta da deputada Carmen Zanotto veta divulgação de imagens de adolescentes infratores, mesmo com distorção. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Mesmo com uso de recursos de distorção, imagens de crianças e adolescentes infratoras não poderão ser veiculadas pela mídia, incluindo páginas de internet. Essa é a proposta da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), aprovada esta semana pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. A proposta já havia sido aprovada por duas outras comissões da Câmara e aguarda apenas pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê que imagens, sons ou outros recursos que possibilitassem a identificação de crianças ou adolescentes infratores não podem ser divulgados pelos meios de comunicação. Entretanto, alguns veículos recorriam ao uso de distorções nas imagens, tornando-as irreconhecíveis, para poder divulgá-las. Com a proposta em discussão na Câmara, o uso desse recurso seria vetado, sob pena de multa de três a 20 salários mínimos.

De acordo com a autora da proposta, a ideia de que a divulgação desse tipo de imagem auxilia nas investigações não se sustenta. Para a deputada, seria mais importante a necessidade de se proteger as crianças e os adolescentes. Além disso, segundo Carmen, a divulgação das imagens também violaria o princípio da presunção da inocência.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.