Quatro investigações relacionadas ao FNDE estão em andamento na CGU, diz jornal
| Foto: Divulgação / FNDE

Quatro investigações relacionadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e que detém parte dos recursos direcionados aos municípios - estão em andamento na Controladoria-Geral da União (CGU). As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (29).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Uma delas trata da moto que teria sido dada por um dos pastores investigados pelas suspeitas sobre o MEC a um servidor do FNDE. Ele foi exonerado, mas apresentou documentos à CGU para comprovar que teria adquirido o veículo com recursos próprios.

Outra está relacionada à compra de ônibus escolares pelo Fundo. O pregão eletrônico foi embargado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues. A decisão foi tomada após a divulgação de supostas denúncias de que os preços máximos da licitação estavam acima dos usuais.

De acordo com o Estadão, a CGU analisa ainda a compra de carros por parte de diretores do FNDE, e uma suspeita envolvendo a atuação de um consultor do Fundo na facilitação de acesso a recursos para prefeituras.

Ao jornal, o Fundo se manifestou sobre o caso da moto. O FNDE disse que o servidor já foi exonerado e aguarda a conclusão das investigações.