bolsonaro no g20
O presidente Jair Bolsonaro em reunião do G20 neste sábado (30), em Roma.| Foto: Ettore Ferrari/EFE

Após os incidentes registrados em Roma - em que jornalistas brasileiros afirmaram que foram atacados e intimidados por seguranças italianos que estavam a serviço da Presidência da República -, o partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 897. No pedido de liminar, a Rede quer que a Presidência da República seja obrigada a adotar meios para assegurar o “livre exercício da imprensa e a integridade física de jornalistas e demais profissionais da mídia” que fazem a cobertura do dia a dia do presidente Jair Bolsonaro. As informações foram divulgadas pelo STF.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O partido pede ainda que um plano de segurança seja elaborado pela Presidência da República com o objetivo de garantir a integridade física dos profissionais de imprensa que cobrem a rotina do presidente.

Na ADPF 897, a Rede também demanda que Bolsonaro seja multado em R$ 100 mil no caso de incentivar ataques físicos ou verbais a jornalistas e demais profissionais de imprensa em suas manifestações públicas. Nesse caso, o pagamento da multa teria de ser feito pela pessoa física e não pelo Estado brasileiro.