O novo diretor interino de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, Anderson Soares Furtado Oliveira.
O novo diretor interino de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, Anderson Soares Furtado Oliveira.| Foto: Divulgação/MEC

Alegando motivos pessoais, o coronel da Aeronáutica Alexandre Gomes da Silva deixou nesta quarta-feira o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre outras atribuições, a Daeb é responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No lugar de Gomes da Silva, assume interinamente o servidor de carreia do Inep, Anderson Soares Furtado Oliveira. O nome do servidor para ser o diretor substituto da área foi uma escolha do presidente do Instituto, Danilo Dupas. No Inep desde  2013, Oliveira é Bacharel em Direito e tem mestrado em Gestão Pública.

No Instituto, ele  já ocupou o cargo de gerente de projetos, além de atuar no Programa de Produção Estatística Educacional, que tinha a finalidade de transformar o processo de produção estatística dos censos da Educação Básica e da Educação Superior. Também foi assessor de Gestão no Gabinete da Presidência e atualmente é coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), função que exerce desde abril deste ano.