Vacinação nas escolas depende da autorização dos pais
Vacinação nas escolas depende da autorização dos pais| Foto: Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou vai fazer buscas por crianças não vacinadas contra Covid-19 nas escolas da rede municipal, e também algumas escolas estaduais e privadas. O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, explicou que a ideia é usar as escolas para distribuir fichas para os pais informarem a situação vacinal de cada criança. A declaração foi dada em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, da Rede Globo, nesta sexta-feira (4). Segundo ele, no caso de crianças não vacinadas, a aplicação das doses poderá ser feita na própria escola, mas isso se os pais autorizarem.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A justificativa para a medida seria a baixa adesão à vacina contra Covid-19 em crianças na cidade. Segundo dados da prefeitura do Rio, até quinta-feira (3), 29% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose.

Além das escolas, a Secretaria de Saúde do município também vai usar o cruzamento de dados dos cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família, benefícios sociais e da própria secretaria com os da vacinação para identificar as crianças que não receberam as doses. Após a identificação, os postos de saúde farão contato com os pais ou responsáveis para tentar agendar a vacinação.