Tempo escasso e excesso de afazeres preocupam mães em favelas brasileiras.
Tempo escasso e excesso de afazeres preocupam mães em favelas brasileiras.| Foto: Free Photos/Pixabay

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva com o Data Favela tentou mapear a vida das crianças de até seis anos de idade nas favelas brasileiras. Os resultados mostram que metade das mães entrevistadas tinha dificuldade em encontrar tempo para simplesmente brincar com os próprios filhos. Foram entrevistadas 816 mães moradoras de favelas em São Paulo, Recife e Porto Alegre.

O estudo O Brincar nas Favelas Brasileiras, divulgado nesta sexta-feira (28), também mostra aumento no tempo dentro de casa ou quintal com a pandemia. 85% das mães disseram que brincam com os filhos apenas dentro de casa ou área privativa. O medo com a violência é uma das preocupações. Do total de entrevistadas, 72% disse ter receio de que os filhos tenham contato com as drogas fora de casa e 64% temem a violência na comunidade.

>> NOVIDADE: faça parte do nosso canal no Telegram https://t.me/joinchat/dnHqpcbNSdo3ZGNh

Quando precisam se dedicas a outras tarefas, 88% das mães oferece à criança algum dispositivo eletrônico, como televisão, celular ou jogos. E 66% revelou ter dificuldade em ajudar os filhos em atividades escolares. Segundo a pesquisa, o perfil das entrevistadas foi composto de mulheres negras (83%) e solteiras (50%). Entre as que trabalham, a renda média era de R$ 827,25.