O Twitter informou, nesta segunda-feira (17), que irá mostrar um aviso quando a plataforma reduzir o alcance de algum conteúdo por violação a regras contra o “discurso de ódio”. O alerta, que começará a aparecer em breve, tem o intuito de dar mais transparência a ações da rede social em relação aos conteúdos publicados pelos usuários. A plataforma, porém, não informou o que é classificado como “discurso de ódio”, o que pode dar margem a arbitrariedades.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
O Twitter informou que a rede social tem como base a liberdade de expressão, mas não a liberdade de alcance. “Restringir o alcance dos tuítes, ou filtragem de visibilidade, é uma medida que nos permite ir além da abordagem binária ‘deixar versus remover’ para a moderação de conteúdo. No entanto, como outras redes sociais, historicamente não fomos transparentes quando tomamos essa ação”, escreveu a empresa.
Os usuários que acharem que a plataforma limitou incorretamente a visibilidade das publicações poderão enviar comentários à empresa. “Estamos trabalhando para permitir que os autores recorram de nossa decisão”. A rede social destacou que mantém o compromisso de o Twitter ser um ambiente seguro para conversas, mas que continuará removendo conteúdo que considere ilegal.