Vereador de Natal Robério Paulino (psol)
Para vereador Robério Paulino é preciso adotar medidas urgentes para diminuir o consumo de carne.| Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Natal (RN) quer proibir que restaurantes, cantinas e lanchonetes que atuam em órgãos públicos municipais sirvam pratos com “carne animal” e seus derivados uma vez por semana. Segundo texto, o objetivo seria “alertar a população sobre os riscos do consumo excessivo de carne”, por meio do Programa Dia sem Carne. A proposta ainda prevê que o município realize campanha educativa nos meios de comunicação para “esclarecer os benefícios de retirar a carne dos cardápios”.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo o vereador Robério Paulino (PSOL), autor do projeto, o exagero no consumo de carne estaria diretamente ligado à crise ambiental, aquecimento global, mudanças climáticas, perda da biodiversidade e doenças como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. Assim, defende o vereador, é preciso adotar medidas urgentes para diminuir o consumo de bifes, picadinhos e afins.

“A nova problemática que o Estado vislumbra é a fatídica má alimentação dos brasileiros. Com uma maior observância à questão alimentar por parte das políticas estatais, a vida e a saúde de muitos brasileiros poderiam ser poupadas”, justificou o vereador.