Romeu Zema Neto, governador de Minas Gerais, durante lançamento do projeto  Pró-Águas Urucuia.
Romeu Zema Neto, governador de Minas Gerais| Foto: Reprodução/Youtube.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta sexta-feira (17) que irá vetar o projeto sobre ideologia de gênero aprovado pela Assembleia Legislativa. Em evento que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, Zema afirmou que a proposta criaria mais obrigações e poderia prejudicar o setor produtivo mineiro. Conforme mostrou matéria da Gazeta do Povo, pessoas jurídicas de Minas Gerais que se opusessem à ideologia de gênero poderiam ser multadas em até 175 mil.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Quero também lembrar aqui ao povo mineiro que a Assembleia Legislativa de Minas, infelizmente, aprovou um projeto que caberá a mim vetá-lo. A maioria tem acompanhado e não podemos permitir que o setor produtivo venha a ser penalizado caso não venha a ter um terceiro banheiro para alguém cujo o sexo não está definido. Então, esse projeto será vetado”, disse o governador durante o evento.

Zema foi aplaudido pelos produtores rurais que participavam do lançamento do projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Urucuia. Na sequência, ele foi parabenizado por Bolsonaro. O presidente também criticou a tentativa da esquerda de criar separações entre os brasileiros.

Apesar da promessa, o veto ainda precisa ser publicado no Diário Oficial. E, depois disso, os deputados estaduais irão decidir se eles mantêm o veto do governador ou não. Caso a Assembleia Legislativa derrube o veto, a lei entrará em vigor.

Como apurou a Gazeta do Povo, grupos e entidades da sociedade civil mineira têm feito um trabalho para explicar aos parlamentares todos os riscos e problemas do projeto de lei aprovado. Com isso, a expectativa é de que haja mudança de posicionamento de muitos deles e que o veto de Zema seja confirmado pelo Legislativo de Minas Gerais.