Segundo a Polícia Civil, os assassinatos na região de Guarapuava ocorrem principalmente por causa de pequenos conflitos agrários, brigas e violência doméstica. Ao contrário dos grandes centros urbanos, onde os crimes são motivados por acertos de contas entre narcotraficantes. A menor incidência desses casos em 2008 teria sido a causa da redução no número de assassinatos.
A delegada-chefe da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, Maritza Maira Haisi, afirma que, como a área rural é muito extensa na região, são comuns as brigas entre posseiros e grileiros que culminam em morte. "Não são brigas entre fazendeiros e sem-terra, apesar de termos muitos acampamentos e assentamentos. São disputas entre posseiros de pequenas terras", explica.
A região tem altos índices de miserabilidade. A taxa de pobreza, medida a partir da quantidade de famílias que têm renda per capita inferior a meio salário mínimo (R$ 232), gira em torno de 40% da população.



