Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assassinatos no Paraná

Cascavel estuda dar dinheiro a quem denunciar traficantes

Cascavel - A região de Cascavel foi a única do Paraná que não registrou variação no número de homicídios dolosos entre 2007 e 2008. Foram 124 casos por ano. Na cidade de Cascavel, um projeto chamado Informante Cidadão é uma das ações para tentar reduzir a violência na região. A proposta, que começará a ser analisada amanhã na Câmara de Vereadores, prevê recompensas em dinheiro por informações que levem à prisão de traficantes ou à apreensão de drogas. Os recursos serão liberados pelo próprio município e gerenciados pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A Polícia Federal (PF) ficará responsável por receber as denúncias e liberar senhas para que os denunciantes sejam remunerados.

Antes mesmo de o sistema de recompensas ser aprovado, a PF informou que as ligações com informações úteis para o combate ao crime aumentaram consideravelmente. "O número de denúncias simplesmente quadruplicou", informa o delegado-chefe da PF em Cascavel, Algacir Mikalovski, que, no entanto, evitou dar números sobre as ligações. Ele espera que ocorra um aumento ainda maior no volume de denúncias assim que forem divulgados os primeiros pagamentos do programa.

O valor mínimo para a recompensa será de R$ 200 para as denúncias que resultarem na captura de traficantes. Em grandes casos, o valor pode aumentar. A identidade do informante será preservada. O telefone para denúncias é 3224-5152. Também há na cidade o narcodenúncia, que atende pelo telefone 161. O modelo adotado por Cascavel já despertou o interesse de outros municípios da região, como Toledo e Francisco Beltrão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.