• Carregando...
Igor , que brinca com Lego desde os 2 anos de idade, disputa o título mundial amanhã, em Billund | Soraia Sakamoto/Gazeta do Povo
Igor , que brinca com Lego desde os 2 anos de idade, disputa o título mundial amanhã, em Billund| Foto: Soraia Sakamoto/Gazeta do Povo

Jogos e brinquedos podem ajudar na aprendizagem

Para a pedagoga e psicopedagoga Evelise Portilho, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, os jogos de maneira geral podem promover o desenvolvimento cognitivo da criança, desde que sejam bem usados sob o acompanhamento de um adulto, seja ele professor ou alguém da família. Para a especialista, não adianta apenas entregar o brinquedo para a criança sem que ela saiba explorá-lo. "Tem que ter uma intencionalidade", explica.

Leia a matéria completa

Ponta Grossa - O que era um passatempo virou marca registrada do ponta-grossense Igor Lowen Sahr, 9 anos, entre os colegas da escola. Hoje quem o vê no colégio sabe de sua paixão pelo Lego. Ele já tem os títulos de campeão estadual e nacional em montagem do brinquedo. Agora resta apenas a vitória no campeonato mundial. Amanhã, Dia da Criança, ele vai passar o tempo competindo na Dinamarca, sede da empresa fabricante dos famosos tijolinhos coloridos de montagem.

Igor conquistou, em julho deste ano, o campeonato estadual ao contar um pouco da história do Paraná através do brinquedo. "Eu montei a casa do colono, o tropeiro montado no cavalo e a gralha azul", comenta. O campeonato foi realizado pela internet. Cada fase era fotografada e enviada ao site da competição. O melhor trabalho foi escolhido após uma votação que envolvia internautas e o corpo de jurados. Os prêmios eram brinquedos da Lego e a vaga no campeonato nacional.

Depois de concorrer com outras 17 crianças do Brasil, Igor venceu a etapa nacional. O concurso aconteceu em setembro em São Paulo. A cada criança era dado o tempo de 45 minutos para montar um brinquedo com o tema "maravilhas do Brasil". O paranaense terminou a montagem em meia hora. "Eu fiz um desenho representando cada região do país", explica. Os jurados puderam ver o Congresso Nacional, em Brasília, e o mico-leão-dourado, símbolo da Mata Atlântica, em forma de Lego.

Além de brinquedos da marca Lego, o menino ganhou a chance de representar o país na Dinamarca. A viagem, paga pela empresa e com direito a acompanhantes, começou na manhã da última quarta-feira. Ele embarcou com a mãe Cicilian Lowen Sahr e a avó Emma Lowen em Curitiba com destino à Europa.

Igor partiu sem saber a premiação nem o número de concorrentes, mas os detalhes pouco importam, segundo ele. "Estou esperando ganhar, mas vou para a Dinamarca para me divertir também, imagine ir até lá só para competir?", brinca o garoto, que vai conhecer o Legoland, que é o parque da Lego, no município de Billund.

O único ressentimento, segundo ele, é não poder levar Ana Carolina Bremm, 10 anos, sua amiga há pelo menos sete anos. "Ela ajudou ele a treinar durante todo esse tempo, ficava com o cronômetro ligado enquanto ele ia montando brinquedos", comenta Cicilian. Carol até arrisca algumas montagens de tanto conviver com o amigo. "Mas não sou tão boa quanto ele", diz. Ela não pôde acompanhar o amigo na viagem porque não houve tempo hábil para tirar o passaporte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]