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Novas passarelas devem ser construídas nos trechos urbanos das BRs 116 e 376 em Curitiba e região metropolitana até fevereiro de 2012. As obras deverão ser executadas pelas concessionárias responsáveis pelas rodovias, conforme o Programa de Exploração de Rodovias, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a Autopista Planalto Sul, cinco serão instaladas entre Curitiba e Fazenda Rio Grande nos próximos três anos. Em outras estradas, a implantação das passarelas está em fase de análise.

De acordo com a concessionária Autopista Régis Bittencourt, 51 passarelas devem ser construí­das até o primeiro bimestre de 2011 em 400 quilômetros da BR-116, entre Taboão da Serra (SP) e Curitiba. Ainda não há previsão para o início das obras, mas solicitações vindas de algumas prefeituras já estão sendo avaliadas conjuntamente com a ANTT. Com o mesmo limite de prazo, a Autopista Litoral Sul deve instalar 39 passarelas no contorno leste de Curitiba (BR-116) e no trecho da BR-376 (e 101) entre Curitiba e Palhoça (SC). Obras em rodovias estaduais, como a dos Minérios (PR-092) e da Uva (PR-082), também estão em fase de avaliação e licitação pelo De­­partamento de Estradas de Rodagem (DER).

Além das passarelas, Paim acredita que a instalação de mais radares fixos no decorrer das rodovias poderia contribuir com a redução dos atropelamentos. Telas de proteção nos canteiros centrais também trariam resultados, já que obrigariam os transeuntes a usar as vias elevadas. Essa medida foi adotada pela Ecovia na BR-277, que liga Curitiba a Paranaguá. Contudo, a imprudência ainda fez com que duas pessoas morressem atropeladas neste ano na estrada. Isso mostra que é preciso fazer projetos de educação popular. "Existe uma parcela [de culpa] muito grande do condutor, mas também tem a do pedestre", afirma o cirurgião geral Rached Traya, coordenador do Pronto-Socorro do Hospital do Trabalhador em Curitiba. (JO)

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