• Carregando...

São necessários ainda três anos de testes para ficar pronta a vacina contra a dengue. Produzida pelo Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a vacina entrou na segunda fase de testes clínicos.

A previsão é de que a vacina possa ser usada para imunizar a população a partir de 2018. Até lá, terão se passado doze anos desde que as tratativas para o desenvolvimento da vacina começaram a ser feitas com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

A demora na liberação para uso se deve ao tempo exigido para os testes, segundo o Butantan. São necessários cinco anos para avaliar o desempenho do imunizante no organismo humano. A resposta imunológica nos pacientes precisa ser avaliada anualmente. O desenvolvimento da vacina é prioridade para os pesquisadores do instituto.

Voluntários

Os testes estão sendo feitos em 113 voluntários que receberam a vacina e outros 100 em processo de recrutamento, em parceria com a USP. Entre os recrutados desta fase, parte já teve contato com a doença. Na etapa inicial, a vacina foi testada em pessoas que não haviam sido infectadas. Os resultados foram positivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]