• Carregando...

Num cenário de conta apertada, em que o governo busca no varejo voto a voto para chegar aos 39 necessários à prorrogação da CPMF, o ataque especulativo aos seis senadores do PTB se dá em duas direções. Hoje, enquanto o petebista José Múcio, recém-nomeado ministro da coordenação política, jantará com a bancada na tentativa de amolecer os resistentes (três ou dois, no cenário mais realista), o presidente do partido, Roberto Jefferson, receberá em outro jantar um dos principais apóstolos da derrubada do imposto do cheque: o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Na mesa estará a Executiva do PTB, que amanhã se reúne inclinada a "recomendar" voto contrário à CPMF.

***

Carimbo – A decisão de não enviar projeto de política industrial ao Congresso enquanto estiver no ar a novela da CPMF ganhou no Planalto o carinhoso apelido de "emenda Paulo Skaf".

Olha eu aqui – Renan Calheiros (PMDB-AL) seguiu o voto tucano pela abstenção no debate da MP que trata de descontos de PIS/Pasep e Cofins. A atitude foi lida como novo recado ao governo.

Chá da tarde – O encontro entre o ministro José Temporão e o ex-titular da Saúde Adib Jatene, parte da mobilização governamental pró-CPMF, acontecerá amanhã em São Paulo. Ambos conversaram ontem por telefone.

Em campo – Temporão conversou nos últimos dias com cinco governadores, no corpo-a-corpo pela CPMF. Além de José Serra (SP), receberam apelos do ministro Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE), Paulo Hartung (ES) e Sérgio Cabral (RJ).

Em todas – Tal como o Distrito Federal, São Paulo também recebeu da agência de notícias do Ministério da Saúde o quanto a CPMF garante ao estado: R$ 3,7 bi já repassados pela União neste ano.

Operante – A tucana Yeda Crusius terá audiência com Lula nesta semana para agradecer a ajuda ao Rio Grande do Sul e mostrar o mapa dos senadores do estado – dois ameaçam votar contra.

Escalação – O cineasta Silvio Da-rin, autor do documentário "Hércules 56", sobre o seqüestro do embaixador Charles Elbrick – episódio que teve entre seus personagens o hoje ministro Franklin Martins e o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu –, foi nomeado secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura.

Sem registro – Assim como a garota de 15 anos que ficou presa com homens no Pará, seus pais nunca tiveram carteira de identidade. O programa de proteção à testemunha teve de providenciar os documentos para que pudessem viajar por vários estados – tática para evitar que eventuais agressores achem a família.

Armadura – O governo paulista montou um esquema de "agentes" na tentativa de evitar fraudes no Saresp, avaliação de aproximadamente 2 milhões de alunos. Além disso, professores trocarão de escola para aplicar a prova.

Calculadora – Animados com possível quórum alto na eleição do PT no domingo, o antigo Campo Majoritário já projeta recuperar o comando da sigla em pelo menos três estados: na Paraíba, na Bahia e em Mato Grosso do Sul.

Simbólico – Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou voto contrário ao requerimento da Comissão de Relações Exteriores do Senado que saudou o rei da Espanha, Juan Carlos, pelo fato de ele ter mandado Hugo Chávez se calar.

TIROTEIO

* Do deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA) sobre o decreto em que a governadora do Pará acusa seus antecessores pelo caos no sistema carcerário do estado, no qual uma menina de 15 anos ficou presa durante semanas com dezenas de homens.

– Se o problema vem de gestões anteriores, por que Ana Julia, como senadora, não denunciou? Ela que sempre foi tão boa na hora de acusar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]