• Carregando...

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinaram nesta quinta-feira (23) um acordo para o início dos trabalhos da Força de Pacificação no complexo de favelas Penha-Alemão, no Rio.

A Força será integrada por oficiais do Exército e das polícias Civil e Militar. O acordo estipula as regras para a operação da Força e os limites geográficos de atuação de cada componente.

"Agora este espaço deixa de ser local do poder paralelo", disse Cabral, segundo nota do Ministério da Defesa. A assinatura do acordo ocorreu no posto de comando da Força, no Complexo do Alemão.

Até agora, o Exército fazia a proteção do perímetro do complexo. O patrulhamento e ocupação da área era função das autoridades estaduais, o que muda com a participação do Exército.

"Vamos demonstrar que não há incompatibilidade entre os direitos humanos e a segurança pública", afirmou Jobim.

A polícia ocupou o Alemão há quase um mês, com apoio de homens e veículos blindados das Forças Armadas, em resposta a uma onda de ataques a veículos e alvos policiais realizada pela facção criminosa que tinha uma fortaleza no conjunto de favelas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]