• Carregando...

Índios localizaram no fim da tarde de segunda-feira (3), em uma área de mata fechada em Nova Esperança do Piriá (264 km de Belém), o cacique Valdeci Tembé, de 43 anos, que estava desaparecido desde o final de semana, após um ataque de madeireiros na Terra Indígena Alto Rio Guamá.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que faria o resgate nesta terça-feira (4), com a ajuda de um helicóptero, mas não disse como ele foi parar na mata. Uma das possibilidades é que ele tenha fugido após o conflito.

No sábado (1º), Tembé e fiscais do Ibama foram atacados a tiros durante ação de retirada de uma carga de madeira apreendida no ano passado - extraída irregularmente da área. Segundo o Ibama, eles foram surpreendidos por um grupo de 150 homens armados.

A Funai não informou se Tembé está debilitado nem a distância entre o local do ataque e o ponto onde ele foi localizado.

Há dois meses, os índios pediram providências ao Ibama contra a extração ilegal de madeira na área. Chegaram a incendiar nove veículos dos madeireiros, entre caminhões, caminhonetes e até tratores, de acordo com a fundação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]