• Carregando...
 | André Rodrigues
| Foto: André Rodrigues

Os painéis eletrônicos para informar aos usuários sobre o tempo estimado para a chegada dos ônibus, que deveriam ser instalados em todos os terminais de Curitiba até o fim do ano, ainda estão na promessa. Por enquanto, somente dois contam com a novidade: Cabral (foto) e Campina do Siqueira, onde o equipamento informa o nome das linhas e quais são os próximos três horários de cada uma.

Cadê os painéis? 2

Segundo a Urbs, empresa que administra o sistema de ônibus na capital, até o fim do ano a instalação ainda pode ser feita em outros terminais, mas isso dependerá de a Caixa Econômica Federal, que financia o projeto, liberar os recursos. O certo é que o sistema, nos moldes em que foi projetado, tem até novembro de 2013 para ser colocado em prática.

Segurança suspeita

Uma iniciativa preocupante é a de pessoas que, por conta própria, se propõem a fazer vigilância noturna nos bairros, à moda antiga, circulando pelas ruas, apitando, disparando sirene. A cobrança do serviço não é impositiva, mas será que adianta alguma coisa? Devia ser proibido por lei e esse vazio de segurança ser preenchido por ronda de policiais, esses sim responsáveis pela segurança e preparados para enfrentar eventuais crimes.

Conversa afiadaA chácara dos morangos

A propriedade rural da família Maschio integra a lista dos 27 locais que podem ser visitados no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A Chácara Morango Natural, no bairro Santa Gema, recebe visitantes em busca de informações sobre a agricultura orgânica e dos morangos gigantes cultivados há 18 anos por Vera Lúcia Maschio (foto 2). Os frutos podem pesar 70 gramas cada uma (a média é de 28 gramas). O segredo? São cultivados com amor e carinho. Da produção excedente, os turistas podem degustar geleias e licores.

Como é seu dia a dia?

Acordo às 6 horas para colher os morangos fresquinhos, todos os dias. E, nos fins de semana, atendemos os turistas para a venda de produtos e explicação prática de como funciona a agricultura orgânica. Eles se encantam com as estufas que abrigam mais de 12 mil pés de morangos.

Vocês produzem morangos "gigantes". Qual é o segredo?

Gostar do que se faz e trabalhar muito (risos), porque o processo é muito delicado. No período de safra – de agosto a dezembro – vivemos para isso. Esse ano, teremos produção até fevereiro.

Serviço:

Informações sobre a chácara podem ser obtidas pelo telefone (41) 3656-4066; para informações sobre o Circuito Italiano Rural de Colombo, (41) 3556-6600.

Zaponês elado

O arquiteto Key Imaguire Júnior encarou com o bom humor o equívoco no caderno especial em homenagem a Oscar Niemeyer da Gazeta do Povo, onde a foto do engenheiro Shido Ogura foi publicada como sendo dele. "Tá certo que "zaponês tudo mesma cala" (...), mas sei lá o que ele (Shido) acha de ser confundido comigo", comentou em e-mail enviado à redação, ressaltando que, da parte dele, é uma honra ser trocado pelo antigo professor.

* * * * *

"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas."

(Madre Teresa de Calcutá)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]