• Carregando...
Janaina no sexto mês de gestação | Celso Margraf/Gazeta do Povo
Janaina no sexto mês de gestação| Foto: Celso Margraf/Gazeta do Povo
  • Veja o índice de gravidez na adolescência no país, no estado e em algumas capitais

O número de meninas e adolescentes com filhos está em queda. Segundo o Ministério da Saúde, 23,8% dos partos feitos no país no ano passado envolviam mães entre 10 e 19 anos de idade. Em 2009, essa parcela era de 24,29% e, em 2008, de 24,66%. O Paraná apresenta média um pouco menor: 19,92%, o que significa dizer que a cada cinco mães paranaenses, uma é menor de 19 anos.

Em países desenvolvidos, essa média é de 15%. Conforme o analista de projetos da Orbis, ligada ao Sistema Fiep, Ângelo Tadini, apesar de Curitiba estar numa posição confortável, com um índice de gravidez na adolescência de 14,4%, o Paraná tem um abismo entre os municípios.

"Há municípios na casa dos 10% e outros com até 46%, como é o caso de São Pedro do Paraná [Região Noroeste]", cita Tadini. Ele relata que a redução da taxa de gravidez na adolescência pode impactar na queda da mortalidade materna, meta constante nos Objetivos de Desenvol­vimento do Milênio (ODM).

Iniciativas

Algumas ações são desenvolvidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil para favorecer a redução da taxa da gravidez precoce. O projeto Menarca, conduzido por um colégio particular em Ponta Grossa, valoriza o protagonismo juvenil, convidando adolescentes a dar palestras em escolas para tratar do tema da sexualidade.

"Muitas adolescentes têm o primeiro filho para chamar a atenção da família, pela situação em que vive. Nisso, ela acaba tendo o segundo filho porque acaba sendo valorizada, se torna o centro das atenções com o bebê", acrescenta a voluntária do projeto, a estudante Aline Czeza­­­cki, 16 anos.

A escola foi a porta de entrada do Ministério da Saúde para tratar do tema. "Nós temos o programa Saúde na Escola que tem por objetivo integrar os profissionais de saúde nas escolas e aproveitam para falar da saúde reprodutiva dos adolescentes", aponta a coordenadora do setor de Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]