Em Curitiba, máxima de hoje foi de 33,7°C, cinco décimos a menos que ontem| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A primavera teve seu primeiro dia já com cara de verão. A forte massa de ar quente que atua no Paraná fez com que os termômetros chegassem aos 40,2°C na cidade de Cerro Azul, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (23). O índice foi o mais alto registrado em todo o estado e também a temperatura mais elevada para um mês de setembro na estação meteorológica do Simepar instalada no município. A temperatura ainda ficou bem próxima dos 40,6°C, recorde da estação desde que o Simepar começou a medir os índices na região, em 1998.

CARREGANDO :)

O forte calor se repetiu em todas as regiões do estado, a exceção do Litoral. Guaratuba teve a máxima mais baixa desta quarta-feira, com 26,3°C. Segundo o Simepar, isso é resultado de um bloqueio causado pela nebulosidade na região, o que dificulta que o calor avance por todo o Litoral do Paraná.

As nuvens, entretanto, não chegaram nem perto da RMC. Na capital, o calorão só não foi maior do que o registrado na terça-feira (22), por uma diferença de 0,5°C. Nesta quarta, os moradores da capital “mais fria” do país enfrentaram máxima de 33,7°C. Foi a mesma temperatura registrada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Por lá, o índice foi o mais alto do ano, conforme o Simepar. No Noroeste, em Campo Mourão, os termômetros chegaram a 37.° C, também o mais alto valor de 2015. Mesmo uma das cidades mais frias do Paraná, Palmas, no Centro Sul, teve recorde de calor no ano: 32,2°C (que também é o índice mais alto para um mês de setembro).

Publicidade

As temperaturas altas foram acompanhadas de índices de umidade relativa do ar baixos. Somente no Litoral foi registrado índice perto dos 80%. Em Curitiba, a umidade chegou a 28% – a Organização Mundial da Saúde considera taxas abaixo dos 30% como estado de atenção. No Norte e Noroeste, os índices chegaram a 15% em algumas regiões.

Nesta quinta-feira (24) o calor deve predominar em todo o estado. Na capital, previsão de máxima de 34°C, assim como em Ponta Grossa. Em Londrina, a temperatura mais alta pode chegar aos 36°C, segundo o Simepar. Já em Maringá, a previsão é de termômetros com 37°C. Em Foz do Iguaçu, a máxima pode chegar aos 39°C.

Veja também
  • Primavera traz alerta de chuvas fortes para todo o Paraná
  • Clarão no céu do Oeste do Paraná intriga moradores
  • Curitiba registra temperatura recorde para o mês de setembro
  • Calor em Curitiba supera o registrado em cinco capitais do Nordeste
  • Do inverno à primavera, calor sem escalas