i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
previsão do tempo

Calor e pancadas de chuva seguem em todo o PR no fim de semana

Característica climática típica do verão, dias ensolarados com pancadas de chuva a qualquer momento devem acontecer até a próxima semana. O volume de chuva já superou a média esperada para Fevereiro em várias regiões

  • PorCarolina Pompeo
  • 26/02/2015 10:05

Já dizia o dito popular, “Sol e chuva, casamento de viúva”. A contar o clima que tem feito em todo o estado, é possível que o Paraná tenha batido algum recorde de casamentos do tipo nos últimos dias. E a combinação de manhãs e tardes quentes e ensolaradas e anoitecer chuvoso perdura por pelo menos mais uma semana, de acordo com previsão do Instituto Simepar.

A quinta-feira (26) começou com nebulosidade e temperaturas em elevação em todas as regiões do estado. O ambiente quente e úmido desenvolve mais nuvens já no início da tarde, podendo ocorrer pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia.

Essa variação climática provoca também uma grande amplitude térmica: em Curitiba, os termômetros registram mínima de 15°C e máxima de 30°C; o mesmo acontece nas regiões Oeste e Norte, em Foz do Iguaçu as temperaturas vão de 22°C a 32°C e em Paranavaí, de 21°C a 34°C (máxima estadual). Já na região Central e Sul as temperaturas ficam mais amenas, em Guarapuava, União da Vitória e Rio Negro, não passam de 27°C.

Na sexta-feira (27), uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico se aproxima do Sul do país. Porém, no Paraná, teremos mais um dia de calor com formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde, com condições de temporais nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Já no Norte e Noroeste as chuvas acontecem com menor intensidade. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas de 29°C em Curitiba; 33°C em Maringá e Foz do Iguaçu; e 30°C em Ponta Grossa.

O fim de semana mantém as mesmas características climáticas em todo o Paraná. Quem planeja ir ao Litoral deve ir preparado para pancadas de chuva a qualquer hora do dia e temperaturas mais amenas. Em Matinhos e Guaratuba a máxima será de 27°C; em Paranaguá, Morretes e Antonina, 28°C.

Fevereiro chuvoso

De acordo com o Instituto Simepar, fevereiro é tipicamente chuvoso, característica do Verão. O de 2015, no entanto, foi mais molhado do que o normal na região Leste e Litoral. Em Curitiba, cujo índice pluviométrico médio para o período é de 140 milímetros, já choveu 180 mm. Já Guaratuba marca 240 mm acima da média de chuva prevista para fevereiro, que é de 300 mm.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.