Os ex-deputado paranaense José Janene, que sofreu processo por suposto envolvimento no escândalo do mensalão e foi absolvido no Congresso em uma decisão polêmica, foi aposentado por invalidez na Câmara dos Deputados. A aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de janeiro.

CARREGANDO :)

Interatividade: Opine sobre esta decisão.

Antes mesmo de ser absolvido pelos deputados da Casa, Janene já havia entrado com o pedido de aposentadoria. O ex-deputado sofre de uma doença cardíaca. Após passar por três juntas médicas, sendo duas da Câmara, foi concluído que o ex-parlamentar é portador de cardiopatia grave. Janene foi aposentado com vencimento integral, como previsto em lei, hoje no valor de R$ 12.847,20 - salário que passa a receber até o fim da vida.

Publicidade

Além de Janene, outros doze ex-deputados tiveram suas aposentadorias publicadas no Diário Oficial da União neste ano. Com exceção do parlamentar paranaense, os demais deputados vão receber salários proporcionais ao tempo em que permaneceram na Câmara.

Confira entrevista que o deputado aposentado deu ao jornal Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal impresso.

Veja também
  • MST condena decisão que impede invasão na fazenda de Janene
  • Polícia investiga desocupação da fazenda do deputado José Janene
  • Procurador da República denuncia Janene por crime tributário
  • Deputados livram José Janene da cassação