• Carregando...

A primeira de 10 audiências públicas programadas para a revisão do Plano Diretor de Curitiba ocorreu ontem no auditório da Câmara Municipal. O debate é promovido pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologia da Informação, que usará as sugestões populares a fim de elaborar propostas à prefeitura para possível incorporação na lei revisora do Plano Diretor.

O Estatuto das Cidades determina que o Plano deve ser revisto a cada dez anos, e a última versão curitibana aconteceu em 2004. Segundo o presidente da comissão, o vereador Jonny Stica (PT), a Câmara só precisaria fazer uma única audiência pública após receber a proposta de Plano Diretor, mas os vereadores acharam que a discussão seria mais ampla e profunda se acontecessem audiências temáticas antes. "O objetivo é realmente ouvir a população e não apenas revisar o plano. Queremos fazer mudanças e incluir inovações. Por isso, instituímos os temas de economia criativa e mobilidade cicloviária", afirma.

A economia criativa, tema que esteve em debate ontem, trata de uma nova economia baseada também em questões ambientais e culturais, como explica a especialista mundial, com passagem pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Lala Deheinzelin. "O tema é tão presente que em 2012 o governo federal criou a Secretaria da Economia Criativa, cujos objetivos são formular e implementar políticas públicas para o desenvolvimento local e regional", lembra Lala. Entram nesse conceito áreas como: moda, design, artesanato, arquitetura, jogos eletrônicos e publicidade.

Ainda não é certo, mas ficou claro pelas falas de Stica, do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, que uma das sugestões encaminhadas à prefeitura será a de revitalizar o bairro Rebouças e transformá-lo em um polo do setor criativo.

Sugestões também podem ser enviadas para o e-mail: plano.diretor@cmc.pr.gov.br

Agenda

As audiências para sugerir alterações no Plano Diretor ocorrem na Câmara Municipal (Rua Barão do Rio Branco, 720), às 14 h. Haverá audiências em: 22 de maio; 5 de junho; 7 e 21 de agosto; 4 e 18 de setembro; 9 e 23 de outubro; e 6 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]