• Carregando...
Câmeras ajudam a analisar as ações policiais e dos bombeiros. | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Câmeras ajudam a analisar as ações policiais e dos bombeiros.| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

As câmeras GoPro se tornaram ferramentas de trabalho para a Polícia Militar (PM) em Londrina, no Norte do Paraná. Os aparelhos são usados pelos agentes com o objetivo de registrar dados de ocorrências e garantir maior transparência no que diz respeito às ações realizadas. Ao todo, há hoje cinco equipamentos instalados em motos e em viaturas da corporação.

“Usamos [as câmeras] especialmente em situações onde há risco maior de confronto, com grande aglomerado de pessoas, como manifestações de rua, e atividades como mandados de busca e apreensão”, explica o oficial de planejamento do 5.º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Ricardo Eguedis.

No caso de manifestações em que ocorrem tumultos, Eguedis afirma que as imagens auxiliam a identificar as pessoas que os iniciaram. As gravações são utilizadas para a constituição de prova e a análise das ações da PM. “Não utilizamos em todas as operações. Começamos com o Pelotão de Choque [há cerca de um ano] e agora também nestas outras atividades.”

No Corpo de Bombeiros, estas câmeras não são utilizadas, mas um bombeiro, o aspirante a oficial Jonathan Prado, de Ibiporã, adquiriu o equipamento para o próprio lazer e descobriu nele uma ferramenta para o trabalho. A responsabilidade dele é gerenciar a ação de equipes em atendimentos e as gravações ajudam a analisar os desempenhos de todos.

“Normalmente, fazemos um feedback após uma ocorrência e, com as imagens gravadas, podemos identificar melhor o que precisa ser aprimorado. Em um incêndio que atendemos recentemente, ao analisar as imagens, percebemos que grande quantidade de bombeiros atuava no combate ao fogo em um lado da residência, enquanto outro ficava desguarnecido.”

O Corpo de Bombeiros informou que, por enquanto, não pretende equipar as equipes com câmeras GoPro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]