• Carregando...

Costantini organiza evento

No próximo dia 7, a partir das 9 horas, é a vez de o Hospital Cardiológico Costantini promover a 3.ª Caminhada do Coração. O percurso começa na Praça do Japão e vai até o Parque Barigüi, onde os interessados poderão medir a pressão arterial e avaliar o índice de massa corpórea (IMC).

Por uma hora, cerca de 2,6 mil pessoas percorreram juntas os 3,9 mil metros do Hospital Santa Cruz, no bairro Batel, até o Parque Barigüi. A 1.ª Caminhada do Coração Saudável foi realizada na manhã de ontem em comemoração ao Dia Mundial do Coração. Na chegada, os participantes puderam medir a pressão arterial e realizar testes de glicemia e de oximetria (para medir a quantidade de oxigênio no corpo), além de tirar dúvidas com especialistas.

"A idéia é chamar a atenção para o crescimento das doenças do coração, que matam uma em cada três pessoas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento", afirma o coordenador científico do Hospital Santa Cruz, Mário Maranhão. Segundo ele, medidas simples podem combater os fatores de risco e evitar doenças. "Caminhar é simples e não custa nada, depende só de querer", exemplifica. "Queremos conscientizar as pessoas em relação a hábitos saudáveis: parar de fumar, diminuir o estresse e se alimentar melhor", afirma a gerente de marketing do Hospital Santa Cruz, Márcia Choinski.

Diariamente cerca de 800 pessoas morrem no Brasil por problemas cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por ano, esses números chegam a 300 mil, principalmente em decorrência do sedentarismo. A aposentada Judith Araújo, 76 anos, sabe bem a importância de realizar atividades físicas. "Faço ginástica segunda, quarta e sexta e ioga nas terças e quintas. Estou bem e meu coração está forte. Participo desta caminhada porque quero melhorar a minha saúde e não ficar entrevada", comenta.

Depois de ter problemas com a válvula mitral, a costureira Marli de Souza, 44 anos, tem uma opinião parecida com a de Judith. "Sempre caminho e estou me sentindo até mais saudável. Adorei participar deste evento", disse. O casal Vera Lúcia Martins, 55 anos, e Lourival Miró Martins, 55 anos, vai mudar de vida depois da caminhada de ontem. Até então, apenas ela era praticante de atividades físicas. No fim do percurso, Lourival viu que era bom ter mais preocupação com a saúde. "Não pratico atividade física, mas agora vou passar a fazer", prometeu.

Desde 2000, cerca de cem países comemoram o Dia Mundial do Coração sempre no último domingo de setembro. Além do patrocínio das Lojas Colombo, a caminhada do Hospital Santa Cruz contou com o apoio da prefeitura de Curitiba, da Getz Comunicação e com a promoção da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]