i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Hipertenso

Caminhada reduz pressão alta em idosos, diz estudo

  • PorAgência Estado
  • 20/10/2009 08:34

Um estudo de mestrado feito na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial em idosos na primeira hora e nas 24 horas subsequentes. "Uma única sessão de caminhada é eficaz na redução da pressão arterial", afirma a fisioterapeuta e autora da pesquisa, Leandra Lima, acrescentando que essa atividade física pode levar o hipertenso leve a diminuir de forma gradativa ou até a não usar medicamentos.

A pesquisa foi feita entre 2007 e 2009 com 23 idosos, entre 60 e 75 anos, faixa etária em que a hipertensão é mais agressiva. Dos pesquisados, 12 tinham pressão normal e 11 eram hipertensos. Cada um fez uma sessão de 40 minutos de caminhada em pista (com 5 minutos de aquecimento e outros 5 de desaquecimento), com medições de pressão arterial antes e depois da atividade. Uma semana após a caminhada, Leandra monitorou as pressões desses idosos durante 40 minutos em repouso.

Segundo a fisioterapeuta, a pressão arterial sistólica (quando o coração se contrai e bombeia o sangue no corpo) caiu, em média, 14 milímetros de mercúrio (mmHg) na primeira hora após a caminhada e 3 mmHg em 24 horas. E a pressão diastólica (quando o coração relaxa) diminuiu, em média, 4 mmHg na primeira hora e 2 mmHg em 24 horas. Um exemplo médio: se a pessoa tinha pressão alta de 140x90 mmHg, reduziu para 126x86 mmHg na primeira hora e 137x88 mmHg em 24 horas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.