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Todo caminhoneiro dirige com uma convicção: se seu veículo tombar, sua carga será roubada antes de ele ser atendido. A situação não é exceção e se repete do Rio Grande do Sul ao Acre. "Nós já tivemos que comprar a embalagem de um produto para fazer o boletim de ocorrência porque não havia sobrado nada da carga", conta Dijair Botaro, dono de transportadora e ex-caminhoneiro. "Eu já cheguei a retirar motorista de dentro do caminhão, enquanto a carga era saqueada. Quando disse para se preocuparem com o caminhoneiro, eles falaram que eu devia agradecer por não ter sido roubado", diz José Carneiro, de 57 anos.

Uma das principais ações dos criminosos é tentar fazer com que o caminhoneiro seja obrigado a parar o veículo. Por isso, não é incomum ouvir relatos de profissionais que tiveram os vidros quebrados por pedras em uma clara tentativa de fazê-lo parar ou até mesmo causar um acidente mais grave para roubar a mercadoria e causar congestionamentos. Chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fabiano Moreno afirma que a PRF tenta coibir o saque de caminhões. "Trata-se de furto. Tem as mesmas penas de quem por exemplo quebra o vidro de um veículo e rouba o CD Player", diz.

Presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes aponta a impunidade como causa dos saques. "Como não são punidos, porque a polícia de modo geral não age, o problema persiste", diz.

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