• Carregando...

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começa na próxima quarta-feira (5) em Curitiba uma campanha de conscientização para diminuir o número de acidentes de trânsito. Os educadores e promotores do órgão farão visitas em locais estratégicos com circulação de jovens em casas noturnas e bares para evitar que eles dirijam depois de ingerir bebidas alcoólicas. Além da capital, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa receberão a campanha.

A ação será realizada entre 5 de setembro e 14 de outubro, sempre às quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 19h às 24h. Na capital, a campanha irá até domingo (9) e depois segue para outras cidades.

Equipes de promotores e educadores vão visitar estabelecimentos e realizar atividades para analisar se os motoristas estão em condições de dirigir. Os bares vão receber toalhas de bandeja, bolachas de chopp, cartazes e guardanapos com informações sobre a importância de beber e não dirigir.

Escolha

De acordo com o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, a escolha destas cidades ocorreu porque são as que concentram as maiores taxas de acidentes de trânsito no estado e grandes frotas de veículos. Segundo o Detran, no estado, 50% dos atendimentos médicos em postos de saúde com vítimas de acidentes de trânsito, envolvem pessoas com sinais de embriaguez.

Outro aspecto adotado para realizar a campanha nessas cidades, segundo Traad, é a vida noturna agitada destes centros urbanos. Segundo levantamento do órgão, a maioria dos acidentes nas cidades ocorre durante a noite, em especial com homens.

Acidentes

Maringá aparece como o município do Paraná com mais acidentes no primeiro semestre de 2012 – foram 3.973 ocorrências, 2,1 mil delas com vítimas – seguida por Curitiba – com 3,8 mil acidentes nos seis primeiros meses do ano. Entretanto, o número de habitantes e a frota de Maringá são menores do que em Curitiba – a cidade do interior possui cerca de 360 mil habitantes e uma frota de 265 mil carros, enquanto a capital tem 1,8 milhão de moradores e 1,2 milhão de veículos, segundo o Detran-PR.

Em terceiro lugar nas estatísticas desse primeiro semeste aparece Londrina (com 3,2 mil casos e uma frota de 316 mil veículos), seguida por Cascavel (1,5 mil acidentes entre uma frota de 175 mil veículos) e Foz do Iguaçu (que teve 1,2 mil e possui frota de 133 mil veículos).

Continuidade

Segundo Traad, este é um projeto piloto que será promovido, a princípio, nas seis cidades escolhidas. "Pretendemos que isso seja contínuo e se espalhe para as demais cidades do estado, mas ainda estamos estudando isso". De acordo com Traad, foram seis meses de trabalhos com a PM e reuniões com associações de bares e restaurantes e taxistas. "Queremos incentivar que as pessoas utilizem carona ou taxi para que não dirijam depois de beber", explica.

A partir deste projeto, segundo Traad, o objetivo é intensificar a fiscalização no trânsito, junto com a Polícia Militar, para evitar a embriaguez ao volante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]