• Carregando...
Para dar mais impulso à campanha, as 22 regionais de saúde do estado foram orientadas a informar aos municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas que façam postos volantes durante a semana | Agência de Notícias do Paraná / Divulgação
Para dar mais impulso à campanha, as 22 regionais de saúde do estado foram orientadas a informar aos municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas que façam postos volantes durante a semana| Foto: Agência de Notícias do Paraná / Divulgação

Prorrogação na capital

Em Curitiba, a campanha de vacinação contra a gripe também segue o cronograma estadual e, por isso, teve sua data final prorrogada até o próximo dia 30 de abril. O objetivo da Prefeitura da capital e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que mais pessoas tenham acesso à imunização, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Segundo a SMS, até a tarde desta segunda-feira (22), uma semana após o início da campanha, haviam sido vacinadas 135.779 pessoas – o que corresponde a 52,06% da meta estabelecida para o grupo formado por gestantes, crianças com menos de dois anos, idosos e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias. Curitiba recebeu 460 mil doses e a meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 380 mil pessoas sejam vacinadas na capital paranaense.

Vereadores querem incluir crianças na campanha

Um requerimento urgente para que o grupo de crianças entre 2 e 12 anos seja incluído na campanha da vacinação em Curitiba foi protocolado nesta segunda-feira pelos vereadores Cristiano Santos (PV) e Valdemir Soares (PRB) junto à Prefeitura de Curitiba.

Segundo eles, desafogar os atendimentos em postos de saúde e hospitais de pronto atendimento e evitar a disseminação do vírus da gripe para o público infantil são as principais justificações do pedido.

"Essa faixa tem um grande número de crianças que não consegue pagar uma vacina particular, e a nossa preocupação é com a possível sobra dessas vacinas. Se houver uma boa administração no controle das doses acreditamos que é possível atender esse pedido", explicou Soares.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, no entanto, que a utilização das doses que sobrarem da campanha segue critérios técnicos, e não políticos, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, órgão responsável por estabelecer os grupos prioritários da campanha.

A campanha da vacinação contra a gripe será prorrogada, em todo o Paraná, por mais quatro dias. Com isso, as doses, que estariam disponíveis até próxima sexta-feira (26), continuarão a ser oferecidas nos postos de vacinação até o dia 30 deste mês. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) a alteração foi sugerida pela Comissão Estadual de Infectologia, durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (22).

Para dar mais impulso à campanha, as 22 regionais de saúde do estado foram orientadas a informar aos municípios que tiverem baixa cobertura vacinal e grande circulação de pessoas que façam postos volantes durante a semana e que mantenham as unidades de saúde abertas para vacinação no próximo sábado (27).

Até as 18h30 desta segunda-feira, quase 960 mil pessoas já tinham se imunizado em todo o Paraná, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS). O programa contabiliza todas as vacinas aplicadas aos oito grupos prioritários atingidos pela campanha, iniciada na última segunda-feira (15), com base nas notificações já repassadas pelos municípios.

Até o período consultado, o grupo com o maior registro de procura pela imunização no Paraná era o dos idosos, com aproximadamente 591 mil pessoas já vacinadas. Os doentes crônicos estão no segundo lugar da lista estadual, com cerca de 140 mil imunizados. Os detentos eram os menos beneficiados até então, sendo que apenas 2,5 mil deles já haviam tomado a vacina.

Grupos prioritários

Idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos formam os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe, de graça, nos postos de saúde.

A imunização começou no dia 15 de abril em todo o país. A meta para este ano é imunizar 32 milhões de pessoas no Brasil que integram os chamados grupos prioritários, que incluem também a população carcerária. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]