• Carregando...

Quem pode

Pessoas com 60 anos ou mais e toda a população indígena acima de 6 meses de vida são o alvo da campanha "Deixe a gripe na saudade", de 25 de abril a 8 de maio.

Contraindicações

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem antes consultar o médico.

O Ministério da Saúde lançou ontem, no Rio de Janeiro, a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. De 25 de abril a 8 de maio, serão oferecidas 21 milhões de doses de vacina contra a gripe. No Paraná, a meta é vacinar 915 mil pessoas com mais de 60 anos. A ação tem como objetivo reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe e suas consequências. "É uma medida de prevenção muito importante. É prática, simples, de fácil realização e com grande impacto para a saúde da população, evitando pneumonia, internação e outras complicações", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento da campanha.

Aplicada gratuitamente, a vacina estará disponível em aproximadamente 65 mil postos de vacinação de todo o país, que abrirão no próximo sábado, de 8 às 17 horas. Em Curitiba, serão montadas tendas para o início da campanha na Boca Maldita, na Praça Rui Barbosa, na Unidade de Saúde da Ouvidor Pardinho e nos oito Centros Municipais de Urgências Médicas. A partir de segunda-feira, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde da capital.

A dose deve ser tomada todos os anos por causa da mutação genética pela qual o vírus da influenza passa continuadamente. Ela começa a fazer efeito entre dez e quinze dias depois da aplicação e, por causa disso e da proximidade do período do ano em que a temperatura cai, deve ser tomada o quanto antes.

A gripe é diferente do resfriado. Enquanto a primeira é causada pelo vírus influenza e muito contagiosa, a outra pode ser determinada por vários vírus e apresenta sintomas leves. Na gripe, o paciente apresenta febre alta, dores musculares e de garganta e tosse. Já no resfriado há apenas a irritação na garganta, coriza e febre baixa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]