• Carregando...
 | Divulgação/Arquidiocese de Curitiba
| Foto: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba

A Igreja Católica lança nesta Quarta-Feira de Cinzas (18) a Campanha da Fraternidade 2015. A data já virou tradição; os religiosos aproveitam o período de quaresma para "trazer algo da vida da sociedade" à Igreja, como explica Maria Inês Costa, da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba. Este ano o tema é "Fraternidade: Igreja e Sociedade". A proposta da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é discutir o papel da instituição – e de seus fiéis– para além do âmbito religioso. E incentivar os cristãos a serem "engajados nos conselhos, nas organizações do bairro em que moram; denunciar as injustiças e buscar a coerência entre aquilo que está ao seu redor e aquilo em que acreditamos", explica Maria Inês. Para guiar a ação social, a campanha conta com o lema "eu vim para servir", inspirado no evangelho de Marcos. A campanha tem uma celebração de abertura nesta quarta-feira às 12 horas, na Catedral de Curitiba. No Domingo de Ramos, lá em 29 de março, as comunidades vão coletar recursos que serão aplicados em projetos sociais ao longo do ano. A campanha ocorre há mais de 50 anos, sempre com um tema diferente; ano passado (foto) os católicos refletiram sobre o combate ao tráfico de pessoas.

Canonização X beatificação

A Pastoral da Criança resolveu divulgar quais as diferenças entre os processos de beatificação e canonização. Muitas pessoas que assinaram o pedido de reconhecimento de Zilda Arns – foram mais de 200 mil assinaturas – entregue em janeiro à Arquidiocese de Curitiba têm dúvidas. O processo de Zilda é de beatificação; significa que, se aprovado, ela pode ser venerada de maneira restrita, em uma comunidade ou país específico. Só então o processo de canonização (para virar santa) pode ser iniciado, e aí é necessária a comprovação científica de um novo milagre.

Toboágua na Pedreira

Um toboágua gigante vai ocupar a Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, nos próximos finais de semana. O "Slide Park" vai ser instalado no local nos dias 21, 22 e 28 de fevereiro e 1.º de março. Quem for descer ladeira abaixo ganha um capacete como medida de segurança. O espaço também vai abrigar food trucks com hambúrgueres, comida nova-iorquina e doces do leste europeu. As apresentações musicais ficam por conta da banda Kaduka e do DJ Massaiuki Oniki. A promoção é da cerveja Kaiser Radler. A entrada é franca, mas será preciso apresentar ingresso. A inscrição pode ser feita em www.kaiser.com.br/SlidePark.

São Francisco sem carros

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba promove nesta quinta-feira (19) uma reunião para discutir o fechamento da Rua São Francisco, no Centro da cidade. A ideia é impedir o tráfego de veículos entre as ruas Presidente Faria e Riachuelo, na região da Praça de Bolso do Ciclista. A proposta foi apresentada por cicloativistas, e a Regional Matriz organizou o debate, voltado a moradores da região. A reunião é no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, a partir das 9 horas.

Ecotrote

A coluna publicou a ação dos alunos da FAE, que vão trocar o trote por uma gincana para arrecadar chocolates. Pois na Unicuritiba, a disputa vai ser por sucata. É que os alunos do primeiro semestre foram desafiados em uma ecogincana para saber qual grupo coleta a maior quantidade de lixo eletrônico. Valem computadores, geladeiras, televisores e o que mais de eletrônico estiver encostado. As turmas têm até 28 de fevereiro para se inscrever e 21 (turmas da manhã) e 28 (noite) de março para a coleta. A pesagem vai ser de responsabilidade da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Colombo (Resol), que vai ficar com o material. Em 2014, a ação reuniu mais de 13 toneladas. Informações: (41) 3213-8700.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]