• Carregando...

Quem nunca doou sangue ou não pratica o ato há muito tempo terá uma boa oportunidade e um "empurrãozinho" para fazê-lo durante a tarde de hoje. A partir das 14 h, realiza-se na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, a campanha "Vida por Vidas", coordenada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia com o intuito de recrutar mais pessoas para a causa.

Ao longo da tarde, jovens da igreja estarão cadastrando voluntários, e um ônibus ficará à disposição para levar até o Hemepar (Centro de Hema­­tologia e Hemoterapia do Pa­­raná) quem esteja disposto a doar ainda hoje. A iniciativa da igreja ocorre em várias cidades do país e em outros sete países da América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Pa­ra­­guai, Peru e Uruguai. "O lema da campanha é ‘Jesus Cristo doou tudo – todo o sangue – para que você doasse um pouco’.

A estratégia, de acordo com o coordenador da campanha, Ariel de Paula, é valer-se da proximidade da Páscoa para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação – levando-se em conta, também, que nos feriados prolongados o número de acidentes de trânsito aumenta, e consequentemente, a necessidade de sangue nos 384 hospitais do estado que fazem parte da rede de coleta de sangue.

Medula

Embora o foco da campanha seja na doação de sangue, os jovens também falarão sobre a importância de ser um doador voluntário de medula óssea. Atualmente, somente o Hemepar pode fazer o cadastro (hoje não será possível fazê-lo no órgão por conta de limitações de pessoal), mas haverá grupos prontos para tirar dúvidas sobre o procedimento.

Atualmente, o cadastro nacional, chamado de Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer, que fica no Rio de Janeiro, e já conta com cerca de 2 milhões de voluntários, número pouco significativo num país com mais de 190 milhões de habitantes e com cerca de 7 mil pessoas na fila por um transplante de medula.

Embora haja quase 300 voluntários para cada pessoa que espera na fila, também é preciso ha­­ver compatibilidade entre um grupo e outro. Hoje, a chance de se encontrar um doador através deste cadastro é de 1 em 100 mil. Muitas vezes, é preciso recorrer a cadastros internacionais, mas aí a chance se torna menor: 1 em um milhão.

Ao contrário do que muitos pensam, a medula óssea não é retirada da medula espinhal, e sim do osso da bacia. A internação dura apenas um dia, tempo necessário para que o efeito da anestesia passe, o que derruba outro mito – o de que o procedimento dói.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]