• Carregando...

Nove cidades do estado participam neste sábado da 8.ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). Dermatologistas orientarão a população sobre como se proteger do sol e fazer exames de pele para detectar sinais precoces da doença. Em todo o país, serão 180 postos em 24 estados. No Paraná, o serviço vai das 9 às 15 horas em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Apucarana, Paranaguá, São Jerônimo da Serra, Toledo e Umuarama.

Dos tumores, o câncer de pele é o primeiro no ranking mundial. Se identificado no início, as chances de reabilitação são de 98%, contra 25% dos casos detectados tardiamente.

Nos exames da campanha de 2005, 2.197 pessoas que passaram pelos postos de atendimento de todo o estado. Desse total, 70% (1.543) não utilizavam qualquer tipo de proteção ao sol. A pesquisa confirma a estimativa nacional. De acordo com a presidente regional da SBD, Ewalda Stahlke, este número se deve à falta de hábito de se usar filtro solar e também está relacionado ao alto custo do produto. "Deve haver uma redução no próximo ano. Mas as pessoas devem usar filtro solar nas áreas expostas todos os dias, chova ou faça sol", recomenda.

Ewalda ainda ressalta que os efeitos do sol são cumulativos: mesmo que a pessoa pare de se expor ao sol, o câncer de pele pode se manifestar depois. A doença é caracterizada pelo crescimento anormal das células que compõem a pele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]