• Carregando...

Sem atingir a meta, Paraná prorroga vacinação contra poliomielite

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que seria realizada apenas no sábado (20), foi prorrogada até a próxima sexta-feira (26) em todo o Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a decisão foi tomada, nesta segunda-feira (22), em razão de o estado não ter atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de imunizar 95% da população de 0 a 4 anos.

Leia a matéria completa

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que ocorreu no sábado (20), vacinou cerca de 11,6 milhões de crianças menores de 5 anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O balanço parcial mostra que 75,16% da população alvo foi imunizada. A meta era vacinar 14,7 milhões de crianças, número que representa 95% da população de crianças menores de 5 anos.

Ainda de acordo com o ministério, o Sul foi a região que teve maior cobertura, com 86,85% das crianças menores de 5 anos vacinadas. Na Região Sudeste, o índice é de 79,96%, 69,1% no Nordeste, 73,52% no Centro-Oeste e 62,79% no Norte. O estado com maior cobertura é o Paraná, com 87,31% das crianças vacinadas. O ministério esclarece que a vacinação continua em todos os municípios, inclusive em zonas rurais e de difícil acesso.

De acordo com o ministério, o Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. A importância da vacina é manter o país livre do vírus que causa a doença. As gotinhas não têm contraindicações e são a única forma de prevenção.

Entenda a doença

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa transmitida por vírus e pode provocar sequelas permanentes. Na maioria dos casos, segundo o ministério, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte, por meio de uma tetraparalisia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]